segunda-feira, 18 de maio de 2009

image
          CELULAR x DIREÇÃO

          UMA COMBINAÇÃO PERIGOSA

artigo publicado no Jornal da Cidade em 21/11/2008
 



Quem já não se arriscou falando ao celular enquanto dirigia, mesmo sabendo que isso representa riscos de acidentes? Nestas condições o motorista demora mais para prever e identificar riscos, fica mais lento e alheio ao que está ocorrendo. Apesar do perigo, é comum encontrarmos motoristas falando ao celular. Essa pratica é comprovadamente mais perigosa do que dirigir embriagado e aumenta em quatro vezes a possibilidade de se envolver em acidente. O tempo de reação a eventos simples, como frear diante de um obstáculo ou parar num semáforo que acaba de fechar, aumenta entre 40 e 50%.
De acordo como Código de Trânsito Brasileiro, o uso do aparelho celular ou fones de ouvido conectados a aparelhagem sonora é proibido, assim como dirigir com o braço do lado de fora.
Entretanto, segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a sensação de impotência, frente ao desconhecimento da notícia recebida por meio do aparelho celular, pode provocar no condutor um quadro de extrema angustia perante a impossibilidade de tomada de decisão momentânea. Apesar da existência de poucos estudos sobre o uso do aparelho celular, os que já foram realizados alertam para o risco por ele causado, ressaltando não somente o abandono de uma das mãos, que influi na limitação motora do condutor, mas também com a limitação que pode ocorrer com o cérebro, ou seja, alteração na atenção, controle das emoções, raciocínio, entre outras reações que são modificadas quando se fala ao telefone celular.
Contudo, quem dirige e fala ao celular ao mesmo tempo, “não faz nem uma coisa nem outra bem feita”, e sendo assim, o acidente pode ocorrer a qualquer momento. Por isso, seja um motorista consciente, desligando seu celular quando for dirigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios