sábado, 28 de fevereiro de 2009

As 10 melhores estradas do Brasil

Na estrada - 17/12/2008

foto Juca Martins

Prosseguindo com as dicas para você viajar melhor neste verão, apresentamos um novo ranking das melhores estradas brasileiras. Pouca coisa mudou em relação ao último levantamento postado no meio do ano. Destacamos uma pequena queda da Castello Branco e a merecida estréia da Rod. D. Pedro I entre as 10 mais.


Vale lembrar que a equipe do Guia Quatro Rodas é a única a percorrer 250 mil km de estradas anualmente. De Chuí (RS) a Assis Brasil (AC), estamos presentes em todos os principais eixos rodoviários do país.


1ª) SP-348 (Bandeirantes)São Paulo-Cordeirópolis (SP) – Continua encabeçando o ranking, um exemplo de estrada de primeiro mundo. Traçado moderno e seguro, com amplo canteiro central. Bom atendimento ao usuário, embora nem sempre os telefones de emergência funcionem. Os poucos postos de combustível são bem estruturados e estão entre os melhores do país.


2ª) SP-160 (Imigrantes)São Paulo-São Vicente (SP) – Uma oponente de peso para a Bandeirantes, é também uma das estradas mais cênicas, ao menos na pista de subida da serra do Mar. Para construir uma rodovia praticamente sem curvas, a concessionária Ecovias abusou da arrojada engenharia ao abrir túneis para preservar a Mata Atlântica e viadutos ao longo da serra do Mar. Quem nunca dirigiu pela pista de descida, fique sabendo que são 3 túneis de 3 km, 2 km e 3 km, separados por pouco mais de 100 m. É a mais rápida e curta ligação entre a capital e o litoral, porém nos feriados prolongados formam-se grandes congestionamentos na praça de pedágio – um dos mais caros do país.


3ª) SP-070 (Ayrton Senna/Carvalho Pinto)São Paulo-Taubaté (SP) – Administrada pelo Dersa, concessionária controlada pelo Governo do Estado, serve de alternativa à sobrecarregada Via Dutra, sendo o melhor acesso da capital para o litoral norte, Vale do Paraíba e Campos do Jordão. É uma das estradas mais recentes do ranking, construída na década de 80 e ampliada nos anos 90. Apresenta traçado moderno e seguro, mas poucos e estruturados postos de combustível.


4ª) SP-310 (Washington Luís)Limeira-São José do Rio Preto (SP) – As concessionárias Centrovias e Triângulo do Sol administram a estrada que liga o final da Rodovia dos Bandeirantes com o norte do estado, atravessando importante região agropecuária. Seu traçado reto é um fator que ajuda na boa conservação. Justamente na serrinha de Rio Claro fica seu trecho mais crítico, onde o motorista deve tomar mais cuidado.


5ª) SP-280 (Castello Branco)São Paulo-Espírito Santo do Turvo (SP) – Perdeu duas posições em relação ao último ranking, sinal de que melhorias devem ser feitas. Se a sinalização e os postos de parada são excepcionais, o mesmo não se pode dizer do ruidoso pavimento.


6ª) SP-330 (Anhangüera)São Paulo-divisa SP/MG (SP) – O traçado antigo até Limeira é o mais movimentado, especialmente entre Campinas e Limeira. Daí para frente, o tráfego só fica bem intenso na região de Ribeirão Preto. Como atravessa uma região abastada do estado de São Paulo e é o melhor aceso terrestre ao Distrito Federal, recebe constante manutenção.


7ª) BR-290 (Freeway)Osório-Porto Alegre-Eldorado do Sul (RS) – Uma rodovia vanguardista, a única do ranking fora do Sudeste. Principal acesso da Capital ao litoral gaúcho, foi a primeira rodovia de pista dupla e pioneira administração por concessionária no estado. É a única no país com emissora de rádio exclusiva, basta sintonizar a FM 88,3.


8ª) BR-040 (Washington Luís) Rio de Janeiro-Juiz de Fora(RJ/MG) – Tem traçado sinuoso e sujeito a neblina em todo o percurso. Torça para pegar um dia aberto e curtir o visual das montanhas fluminenses. O trecho entre Petrópolis e Três Rios, além de ser bonito, tem de tudo: ótimos hotéis, bons restaurantes e manutenção elogiável.


9ª) SP-225 (Com. João Ribeiro de Barros/Engº. Paulo Nilo Romano)Bauru-Itirapina (SP) – Com duplicação recém-concluída, facilitou muito o acesso para Brotas, capital do turismo aventura em São Paulo.


10ª) SP-065 (Rod. D. Pedro I)Jacareí-Campinas (SP) – Estréia mais do que merecida no ranking. Os leitores reclamaram e mostraram que estavam com razão. Tem traçado moderno e liga o vale do Paraíba à região campineira. Traçado seguro e sinalização eficiente são seus trunfos.

Fernando Leite

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